PROCESSOS GRUPAIS II
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TÓPICO - 02

+18
Karen Rosana Pinto Gonçal
Alessandra B. Santos Lemk
Nathalia Tavares
Flavio Pacheco
simone
Lucas Misu
Lavinia alves
Luiza Kampmann
Juli Xavier Knabah
Lucas Silveira
Shirley vargas
Daniella
Caroline Machado Ferreira
GuilhermeBraga
Marina da Costa
Victoria Hallal
Gustavo Costa
Admin
22 participantes
Ir para baixo
avatar
Maiara Klein
Mensagens : 13
Data de inscrição : 29/08/2020

TÓPICO - 02 - Página 2 Empty Re: TÓPICO - 02

Seg Set 07, 2020 10:07 pm
Flavio Pacheco: Qual o significado da religião para o sentimento oceânico?
Eu: Ele trata como uma ilusão, mesmo não “apreciando corretamente a fonte religiosa” ou procurando em outras fontes, mas como uma maneira de dizer que é um sentimento, onde é necessário para todas as religiões. “Seria um fato puramente subjetivo”, onde é um sentimento e alguém poderia achar religioso. Contudo também se trata de uma fonte/ sentimento necessário, que busca a figura paterna em meio de um desamparo infantil ( podendo não ser na época infantil, mas com o medo do destino).
avatar
Victoria Hallal
Mensagens : 24
Data de inscrição : 28/08/2020

TÓPICO - 02 - Página 2 Empty Resposta Alessandra

Seg Set 07, 2020 10:11 pm
No inicio da vida, incialmente temos um EGO primitivo, que vai amadurecendo ao decorrer da vida.
avatar
Lyvia Cantos
Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/08/2020

TÓPICO - 02 - Página 2 Empty Re: TÓPICO - 02

Seg Set 07, 2020 10:11 pm
Pergunta: Qual a relação entre o EU e alguns distúrbios patológicos?

Resposta à pergunta da Karen: Sim, visto que as tentativas de evitar os desprazeres e as vontades reprimidas são o ponto de partida de alguns distúrbios patológicos.
avatar
Victoria Hallal
Mensagens : 24
Data de inscrição : 28/08/2020

TÓPICO - 02 - Página 2 Empty Resposta gustavo

Seg Set 07, 2020 10:16 pm
Acredito que na terceira tópica se acrescentem elementos a serem considerados, além do original de Freud, como por exemplo a influencia do outro no psiquismo do individuo. E sobre o pensamento livre, acho que ele sempre é de extrema relevância quando se trata de psicanalise...
avatar
Victoria Hallal
Mensagens : 24
Data de inscrição : 28/08/2020

TÓPICO - 02 - Página 2 Empty Resposta Karen

Seg Set 07, 2020 10:17 pm
Pergunta: Os distúrbios patológicos podem surgir a partir das tentativas de evitar os desprazeres e as vontades reprimida?

Acredito que dependendo dos mecanismos de defesa que a pessoa utiliza pode sim vir a ser uma psicopatologia
avatar
Luiza Kampmann
Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/09/2020

TÓPICO - 02 - Página 2 Empty Re: TÓPICO - 02

Seg Set 07, 2020 10:17 pm
Resposta à Alessandra:  o Eu é uma parte do Id que foi modificada pela influência do mundo externo. Primeiramente tem-se um ego primitivo, que sofre influências externas e do próprio psiquismo em evolução.
avatar
Victoria Hallal
Mensagens : 24
Data de inscrição : 28/08/2020

TÓPICO - 02 - Página 2 Empty Resposta Marina

Seg Set 07, 2020 10:21 pm
Pergunta: Antes falávamos sobre psiquismos em conflito, na terceira tópica mudamos o olhar para o interpsíquico, a importância do outro no meu psiquismo e se fala sobre esse indivíduo que possui um psiquismo com déficit, uma falta (funções não constituídas adequadamente) e uma incapacidade de se pensar. É por conta dessa falta do paciente que o terapeuta irá assumir essa "mãe ambiente" (que decodifica as necessidades do bebê por conta de sua incapacidade de atender suas demandas) até o psiquismo do indivíduo se tornar autônomo? Isso sempre vai ocorrer?

No caso de pacientes com défict será necessário que o terapeuta "construa" com o paciente aquilo que ele não pode construir previamente.
avatar
Maiara Klein
Mensagens : 13
Data de inscrição : 29/08/2020

TÓPICO - 02 - Página 2 Empty Re: TÓPICO - 02

Seg Set 07, 2020 10:48 pm
Ele coloca a frase no livro como “o que passou pode ficar conservado na vida psíquica, não tem necessariamente que ser destruído.”, isso pode ser remetido ao nosso eu infantil?, onde não destruímos o que nos fez sofrer, mas continuamos revivendo esses momentos, mesmo consciente ou inconsciente. Isso pode nos remeter a passarmos a vida em constância do passado e revivemos todo o momento que faltou algo ou não foi bom para nosso eu; isso pode ser consequência para o papel do sentimento oceânico, “que poderia buscar o restabelecimento do narcisismo ilimitado”?
avatar
Renata
Mensagens : 13
Data de inscrição : 30/08/2020

TÓPICO - 02 - Página 2 Empty Re: TÓPICO - 02

Seg Set 07, 2020 11:11 pm
Minha pergunta: Em que consistem as fronteiras do Eu-de-prazer?


Pergunta Lucas S: O "Eu" original ainda existe ou apenas serve de ponto de partida para construção do Eu na época madura?

O "Eu" original muda durante o percurso da vida, mas uma parte dele sempre continua presente, pois serve de base para todas as mudanças do individuo. Assim o psicanalista auxilia o analisando a transformar suas velhas histórias em novidades.
avatar
simone
Mensagens : 15
Data de inscrição : 29/08/2020

TÓPICO - 02 - Página 2 Empty Re: TÓPICO - 02

Ter Set 08, 2020 9:27 am
resposta para karen O ego está sempre criando mecanismo de defesa contra estímulos desagradáveis mas para causar uma patologia depende da intensidade com que ele usa suas defesas.
avatar
simone
Mensagens : 15
Data de inscrição : 29/08/2020

TÓPICO - 02 - Página 2 Empty Re: TÓPICO - 02

Ter Set 08, 2020 9:32 am
resposta karen
O ego está sempre criando mecanismo de defesa contra estímulos desagradáveis, mas para causar uma patologia depende da intensidade com que ele usa suas defesas.
Conteúdo patrocinado

TÓPICO - 02 - Página 2 Empty Re: TÓPICO - 02

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos